Ministério da Geologia e Minas
Governo

Novos projectos do sector mineiro apresentados em Cabinda

Na cerimónia que contou com a presença do governador Provincial de Cabinda, Eugénio César Labourinho e do ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Pedro Azevedo, foram apresentados projectos da Sociedade Mineradora Lufu, da Sociedade de Mineração de Bucu Zau, da Sociedade Cabinveste, Lda, da Sociedade Mongo-Mongo, da Sociedade Lombe Mining, e da empresa Mebesa Minerais e Britagem.

O objectivo do evento segundo Diamantino Azevedo é o de transmitir ao governo de Cabinda a visão geral sobre projectos do Sector, na vertente de minerais sólidos e líquidos, para que se saiba o que o Ministériodos Recursos Minerais e Petróleos está a fazer e para que se recebam ideias e contribuições no sentido de os recursos minerais serem explorados e contribuírem para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Para Eugénio Labourinho, a exploração de ouro em Cabinda vem desde tempos remotos, mas sempre feita de forma artesanal, servindo para subsistência das populações envolvidas. Sugere, por isso, que o garimpo do ouro seja desencorajado e se passe para a produção semi-industrial.

Dentre as áreas a serem exploradas encontram-se as localidades de Belize, Buco Zau e Buli Cacongo.